Vista do baluarte


Resultado de imagem para vista do Baluarte CONTO DE ANDERSEN


É outono. Estamos no topo do bastião contemplando o mar, atravessado por numerosos barcos, e, ao longe, a costa sueca, que se destaca, arrogante, à luz do sol poente. A floresta desce abruptamente em nossas costas, e árvores magníficas nos cercam, folhagem amarela derramando-se dos galhos. Nos fundos há casas sombrias, com paliçadas, e no interior, onde o sentinela faz sua caminhada monótona, tudo é estreito e sombrio; mas mais sombrio ainda está do outro lado da prisão barrada, onde estão os condenados, os piores criminosos.

Um raio do sol poente entra na cela nua, pois o sol brilha sobre o bem e o mal. O prisioneiro, taciturno e rude, dirige um olhar de ódio ao raio quente. Um passarinho voa para a cerca. O pássaro canta para o bem e para o mal. Sua canção é um trinado curto, mas o pássaro fica lá, batendo as asas. Ele arranca uma pena e esfrega o pescoço; e o homem maltratado acorrentado olha para ele. Uma expressão mais doce é desenhada em seu rosto sombrio; um pensamento que ele mesmo não entende claramente, brota em seu peito; um pensamento que tem algo em comum com o raio de sol que entra pela grade, e com as violetas que crescem tão abundantes lá na primavera. Então o chifre dos caçadores ressoa, melódico e vigoroso. O pássaro está amedrontado e foge, afastando-se da cerca do prisioneiro; o raio de sol desaparece e as trevas na cela reina novamente, as trevas no coração daquele homem mau; mas o sol brilhou e o pássaro cantou.

Segan ressoando, belos toques da trompa de caça! O pôr do sol é pacífico, o mar é calmo, liso como um espelho.

Agulha de cerzir

Era uma vez uma agulha de cerzir, tão fina e pontuda, que se acreditava ser uma agulha de costura.

- Olhe o que eles fazem e me cuide com cuidado - disse os dedos que lidavam com isso ... Não me deixe cair, se eu for para o chão, eles vão ficar pretos para me encontrar. Estou tão bem!

- Vamos lá, não existe tal coisa! - os dedos disseram, segurando-a pelo corpo.

"Olha, aqui estou com meu séquito." Ele continuou a agulha, arrastando atrás de si um longo fio, mas nenhum nó.

Os dedos apontaram a agulha para o chinelo da cozinheira; o couro no topo estourou e eles estavam se preparando para costurá-lo.

- Que trabalho mais comum! a agulha exclamou. Não é para mim. Eu quebro, eu quebro!

E quebrou

-Não te disse? Suspirou a vítima. Eu sou muito magra!

"Não é bom agora", os dedos pensaram; mas eles tiveram que continuar segurando-a, enquanto a cozinheira aplicou uma gota de cera e depois ficou presa na frente de sua blusa.

Pegue! Agora sou um alfinete! disse a vaidade. Eu sabia que faria uma carreira com o tempo. Quando um vale, um dia ou outro, eles o reconhecem.

E ele riu para si mesmo, porque do lado de fora é muito difícil ver quando uma agulha de cerzir ri. E ela ficou lá tão orgulhosa como se estivesse em um carro, e olhou em volta dela.

- Posso tomar a liberdade de lhe perguntar, com todo o respeito, se você é de ouro? o alfinete perguntou, seu vizinho. Você tem um porte majestoso e sua própria cabeça, embora pequena. Você deve tentar crescer, porque nem sempre você pode colocar gotas de cera na corda.

Ao ouvir isso, a agulha ficou tão orgulhosa que se soltou do pano e caiu no lixão, onde o cozinheiro estava se lavando.

"Eu estou indo em uma viagem agora", a agulha disse. Enquanto eu não me perder!

Mas é o caso que foi perdido.

Este mundo não é feito para mim, ele pensou, já no córrego da rua. Eu sou muito magra Mas estou ciente do meu valor, e esta é sempre uma pequena satisfação ". E ele manteve sua atitude, sem perder seu bom humor.

Acima, flutuavam todos os tipos de objetos: lascas, canudos e pedaços de jornal. «Como eles navegam! disse a agulha. Mal imaginam o que está no fundo! Eu estou no fundo e aqui ainda estou pregado. Tome, agora passa um chip que não pensa em nada do mundo, pois não está em um "chip", isto é, em si mesmo; e agora vem uma palha: que maneira de rolar e girar! Não pense muito em si mesmo que você vai bater em uma pedra. E agora um pedaço de jornal! Ninguém se lembra do que ele coloca e, no entanto, como está em concha! Eu, por outro lado, sou paciente e quieto aqui; Eu sei o que sou e continuarei a ser ... ».

Um dia, um objeto que brilhou tanto que a agulha achou que poderia ser um diamante, ficou de pé ao lado dele; mas na realidade era um capacete de garrafa. E enquanto brilhava, a agulha foi até ele, apresentando-se como um alfinete de peito.

- Você deve ser um diamante, certo?

Bem ... sim, algo assim.

E os dois estavam convencidos de que eram jóias excepcionais e conversaram sobre como as pessoas são presunçosas.

- Voce sabe? Eu vivi no caso de uma jovem senhora ", disse a agulha de cerzir; Eu era cozinheiro; Eu tinha cinco dedos em cada mão, mas nunca vi nada tão pretensioso quanto aqueles cinco dedos; e, no entanto, toda a sua missão consistia em me segurar, tirando-me do caso e voltando para ele.

- Eles subornaram? perguntou o capacete do frasco.

-Brill? a agulha exclamou. Não; mas para orgulhoso ninguém os ganhou. Havia cinco irmãos, todos os dedos do nascimento. Estavam sempre juntos, o mar de estufas lado a lado, embora nenhum fosse do mesmo comprimento. O do lado de fora, chamado de "Polegar", era curto e gordo, era separado da mão e, como tinha apenas uma articulação nas costas, só podia dobrar; mas ele afirmou que se um homem fosse cortado, ele seria inútil para o serviço militar. Depois vieram os «Lameollas», que entraram no doce e amargo, apontaram para o sol e a lua e foi quem apertou a caneta quando escreveram. O "Beanpole" olhou para os outros de cima; o "Golden Edge" andava com um anel de ouro ao redor do corpo, e o pequeno "Little Finger" não fazia nada, o que era muito orgulhoso. Tudo estava se gabando e ostentando.

"Agora estamos aqui, brilhando", disse o capacete da garrafa. No mesmo momento, mais água chegou ao riacho, transbordou e pegou o capacete.

-Vamos! Eles o despacharam, disse a agulha. Eu fico muito magra, mas esse é o meu orgulho e vale a pena.

E ela permaneceu altiva, imersa em pensamentos.

"Tão bem quanto eu, quase acredito que nasci de um raio de sol. Tenho a impressão de que o sol sempre me procura debaixo d'água. Sou tão sutil que nem meu pai me encontra. Se eu não tivesse quebrado meus olhos, acho que choraria; mas não, não é distinto chorar.

Um dia vários ouriços apareceram e começaram a procurar o riacho, depois de unhas velhas, putas e outras coisas assim. Foi uma ocupação muito suja, mas eles se divertiram muito.

Ah! exclamou um; Ele havia perfurado com a agulha de cerzir. Esta porca!

"Eu não sou uma porca, mas uma dama! a agulha protestou; mas ninguém ouviu. O lacre havia saído e o metal estava enegrecido; mas o preto o torna mais esguio, por isso a agulha era ainda mais fina do que antes.

- Lá vem flutuando uma casca de ovo! as crianças gritaram e colocaram a agulha nela.

"Preto em um fundo branco", ela observou. Que bom que eu sinto! Eu sou muito visível. Enquanto eu não ficar doente, ou vomitar!

Mas ele não ficou doente nem vomitou.

-É uma grande coisa contra a vertigem ter um estômago de aço. Nisto estou acima do vulgar. Eu me sinto como nada. O mais fino é, mais ele resiste.

-Crac! exclamou a concha, sentindo-se esmagada pelo volante de um carro.

-Se pesado! ele adicionou a agulha. Agora fico tonta. Eu quebro, eu quebro!

Mas não quebrou, apesar de ter sido atropelado por um carro. Ele ficou no chão e, o que é para mim, ele pode ficar lá por muitos anos.

Hans Christian Andersen

Comentários

Mais acessados

A Psicanálise do conto A gata Borralheira.

A palhinha, a brasa e o feijão

O osso cantador