João o bobo



Lá no país, em uma antiga e imponente mansão, vivia um proprietário idoso que tinha dois filhos, tão espertos, que metade seria suficiente. Os dois entraram em suas cabeças para pedir a mão da filha do rei. Eles estavam em seu direito, pois a princesa tinha ordenado proclamar que ela tomaria como marido qualquer um que pudesse entretê-la com maior graça e inteligência.
Os dois irmãos estavam se preparando para oito dias; Este foi o prazo máximo concedido, mais do que suficiente, no entanto, desde que eles foram bem educados, e isso é uma grande ajuda. Conhecia-se de cor toda a enciclopédia latina e também a coleção de três anos inteiros do jornal local, tanto da direita quanto da parte de trás. O outro conhecia todas as leis da corporação, parágrafo a parágrafo, e tudo o que o presidente de uma guilda deveria saber. Desta forma, pensei, eu poderia falar sobre assuntos de estado e tópicos acadêmicos. Além disso, ele sabia como bordar aparelho, porque ele estava bem e ágil com os dedos.
"Vou levar a princesa", disseram os dois; é por isso que seu pai deu a cada um deles um lindo cavalo; Aquele que conhecia a enciclopédia e o jornal de cor, recebia um negro como jato, e o outro, o iluminado em questões sindicais e hábil em fazer suspensórios, um branco como leite. Além disso, os cantos dos lábios foram manchados com óleo de fígado de bacalhau, para dar-lhes maior agilidade. Todos os servos foram até o pátio para vê-los cavalgando, e então o terceiro dos irmãos também apareceu, pois havia três, apenas o outro não contava, pois não podia ser comparado em ciência com os dois anciãos e, assim, todos o mundo chamava-o de bobo.
-Aonde vai com o terno aos domingos? ele perguntou.
-Um palácio, para conquistar a filha do rei com nossos discursos. Você não ouviu o pregoeiro? E eles disseram a ele o que estava acontecendo.
-Demônios! Bem, não vou perder a oportunidade", exclamou o bobo. E os irmãos riram dele e partiram a galope.
- Me dê um cavalo, pai! disse Juan o seio. Gostaria de me casar. Se a princesa me aceitar, ela me terá, e se ela não me aceitar, eu a terei.
- Que absurdo você está dizendo! disse o pai. Eu não vou te dar nenhum cavalo. Se você não consegue falar! Seus irmãos são diferentes, eles podem aparecer em todos os lugares.
"Se você não me der um cavalo", respondeu o tolo, "eu vou montar o bode; É meu e pode me levar.
Ele subiu no animal e, dando-lhe o calcanhar nos lombos, partiu para a estrada. Vá correr!
- Atenção, eu venho! gritou o tolo; e ele começou a cantar com tanta força que sua voz ressoou a grande distância.
Os irmãos, por outro lado, avançaram em silêncio, sem dizer uma palavra; Aproveitaram o tempo para refletir sobre as grandes ideias que planejavam expor.
- Ei, ei! gritou o tolo, aqui estou eu! Olha o que encontrei na estrada! E ele lhes mostrou um corvo morto.
-Imbecil! -exclamou os outros-, por que você quer isso?
- Eu vou dar para a princesa!
-Faça o que voce quiser! -Eles responderam, soltando uma risada e seguindo o caminho deles.
- Ei, ei, aqui estou eu! Olha o que eu encontrei! Você não se encontra todos os dias!
Os irmãos se voltaram para ver o tesouro raro.
- Estúpido! eles disseram, é um velho tamanco e sem a pá. Você também vai dar para a princesa?
-Claro que sim! respondeu o tolo; e os irmãos, rindo alto, continuaram em seu caminho e logo alcançaram uma boa distância.
- Ei, ei, aqui estou eu! o idiota gritou novamente. Eu estou indo de melhor para melhor! ArreIa! Já viu algo parecido!
-O que você achou agora? - os irmãos perguntaram.
Oh! exclamou o tolo. É bom demais para dizer. Como a princesa vai ser feliz!
-Que nojo! os irmãos exclamaram. Se é lama retirada de um buraco!
"Exatamente, é isso", concordou o bobo, "e do tipo mais refinado, do qual ele desliza entre os dedos" e, assim dizendo, encheu os bolsos de lama.
Os irmãos colocaram os cavalos a galope e deixaram o outro para trás em uma boa hora. Eles pararam no portão da cidade, onde os pretendentes foram numerados pela ordem de chegada e arrumados em uma fileira de seis, tão apertados que não podiam mover os braços. E sorte, caso contrário, os ternos teriam se quebrado mutuamente, só porque um estava na frente do outro.
Todos os outros habitantes do país haviam se aglomerado ao redor do palácio, subindo até as janelas, para ver como a princesa recebia os pretendentes. Coisa estranha! Assim que alguém entrou na sala, parecia que havia um nó na garganta e ele não conseguia dizer uma palavra.
-Não serve! a princesa estava dizendo. Saia!
Foi a vez do irmão que conhecia a enciclopédia de cor; mas com aquela longa muda ele havia esquecido completamente. Para terminar complicando as coisas, o chão rangeu, e o teto era todo um espelho, então nosso homem olhou de cabeça para baixo; Além disso, em cada janela havia três escribas e um corregedor que tomava nota de tudo o que foi dito, para publicá-lo imediatamente no jornal, que vendia por dois xelins em todos os cantos. Foi para perder sua mente. E, além disso, acenderam o fogão, que estava quente.
-Que calor está aqui aqui! - foram as primeiras palavras do pretendente.
"É só que meu pai assa frangos hoje", disse a princesa.
Ah! e ele ficou preso; essa resposta não havia sido prevista; nenhuma palavra saiu, com tantas coisas engenhosas que eu havia preparado.
-Não serve! Saia! a princesa ordenou. E o garçom teve que se retirar, para que seu segundo irmão passasse.
- Que calor terrível! disse este aqui.
Sim, nós assamos frangos! - explicou a filha do rei.
- Como eu ... como eu ...? ele gaguejou, e todos os escribas escreveram: "Como eu ... digo, como eu ...?"
-Não serve! Saia! -Decidiu a princesa.
Foi então a vez do tolo, que entrou no quarto do cavalheiro em sua cabra.
-Demônios, que gostosa! ele observou.
"Estou assando frangos", respondeu a princesa.
- Cabelo! disse o idiota. Então, você não se importa que você também tenha um corvo, certo?
"Com prazer, não senti mais falta", respondeu a filha do rei. Mas você tem algo para assar? Bem, eu não tenho guisado ou cuspe.
"Eu faço", o outro exclamou alegremente. Aqui está um excelente pote, com uma alça de estanho.
E, tirando o velho tamanco, ele colocou o corvo nele.
Bem, que festa! disse a princesa. Mas e o molho?
"Eu tenho no meu bolso", o idiota respondeu. Eu tenho para isso e muito mais.
E ele pegou um punhado de lama do bolso.
-Eu gosto disto! exclamou a princesa. Pelo menos você é capaz de responder e falar. Você será meu marido! Mas você sabe que toda palavra que dissermos será escrita e amanhã aparecerá no jornal? Olhe para aquela janela: três escribas e um corregedor. Este é o pior, porque ele não entende nada.
-É claro, isso só disse para intimidar o candidato. E todos os escribas riram e fizeram uma mancha de tinta no chão.
- Aquelas senhoras de lá? o bobo perguntou. Lá vai isso para o corregedor!
E, esvaziando os bolsos, jogou toda a lama no rosto do personagem.
Ótimo! exclamou a princesa. Eu não poderia ter. Mas vou aprender.
E assim João, o tolo, era rei. Ele conseguiu uma esposa e uma coroa e sentou-se em um trono
E tudo isso tiramos do jornal do corregedor, o que não significa que devemos acreditar no valor nominal.

Hans Christian Andersen



Comentários

Mais acessados

A Psicanálise do conto A gata Borralheira.

A palhinha, a brasa e o feijão

O osso cantador