O duende e a mulher

Você conhece o goblin, mas você já conhece a esposa do jardineiro? Era amplamente lido, ele sabia versículos de cor, ele era capaz de escrever alguns sem grande dificuldade; apenas rimas, o "rebite", como ela disse, custaram-lhe um esforço regular. Ela tinha as habilidades de escritor e palestrante; Eu teria sido um bom senhor ou, pelo menos, um bom reitor.
"A Terra é linda em suas roupas de domingo", ele dissera, depois expressando esse pensamento repleto de belas palavras e "fascinando-as", isto é, compondo uma canção edificante, bela e longa.
O Sr. Seminarian Kisserup - embora o nome não seja o caso - era seu primo, e ele estava certo em visitar a família do jardineiro. Ele ouviu sua poesia e achou boa, até excelente, ele disse.
-Você tem talento, senhora! ele acrescentou.
-Não diga besteira! O jardineiro cortou. Não coloque esse absurdo na sua cabeça. Uma mulher não precisa de talento. O que ele precisa é de um corpo, um corpo saudável e disposto, e saber como servir suas panelas, para que o mingau não queime.
"O gosto queimado que eu tomo com carvão", a mulher respondeu, "e quando você está de mau humor, eu vou consertar isso com um beijinho". Acredito que você pense apenas em repolho e batata, e ainda assim gosta de flores.
E ele o beijou.
-Flores são o espírito! ele acrescentou.
"Cuide da sua cozinha", ele rosnou, indo para o jardim, que era o beicinho de seu negócio.
Enquanto isso, o seminarista sentou-se ao lado da dama e começou a conversar com ela. Em seu lema "The Earth is beautiful", ele fez uma espécie de sermão muito bem composto.
A Terra é bela, sujeita ao seu poder, nos foi dito, e nos tornamos senhores dela. Uma é para o espírito, outra para o corpo; um foi colocado no mundo como um sinal de admiração, outro como um roteiro principal, e cada um pode perguntar: qual é o meu destino? Este será o bispo, ele será apenas um seminarista pobre, mas tudo é sabiamente organizado. A terra é linda e ela sempre usa suas roupas de domingo. Sua poesia faz pensar, e é cheio de sentimento e geografia.
"Você é engenheiro, sr. Kisserup", disse a mulher. Muita ingenuidade, asseguro-lhe. Falando com você, vejo mais claramente em mim mesmo.
E eles continuaram tentando coisas belas e virtuosas. Mas na cozinha também havia alguém que falava; era a duende, a duende vestida de cinza, com o boné vermelho. Você já conhece ele.
Pois a duende estava na cozinha observando o pote; Ele falou, mas ninguém o atendeu, exceto o gato preto, o "ladrão de creme", como a mulher o chamava.
A duende estava zangada com a dama porque - bem sabia - não acreditava em sua existência. É verdade que ele nunca o vira, mas, dada sua vasta erudição, não se desculpou por não saber que estava ali e não lhe demonstrou uma certa deferência. Nunca ocorreu a ele colocar uma boa colherada de mingau na véspera de Natal, uma homenagem que todos os seus antecessores haviam recebido, mesmo de mulheres privadas de qualquer cultura. O mingau havia sido deixado na manteiga e no creme. A boca do gato estava molhando apenas para ouvi-lo.
"Uma enteléquia me chama", disse a duende, "que não cabe na minha cabeça". Ele me nega simplesmente! Eu já tinha ouvido isso antes e agora precisava ouvi-lo novamente. Lá ele está conversando com aquele calzonazos de seminarista. Eu estou com o marido: "Cuide do seu beicinho!" Mas quem! Eu vou fazer a comida queimar!
E a pixie começou a soprar no fogo, que foi revivido e começou a chiar. Surterurre-rup! O pote ferve que ferve você.
"Agora vou para o quarto fazer furos nas meias do pai", continuou a duende. Eu vou fazer um grande nos dedos e outro no calcanhar; isso lhe dará cerzir, contanto que seus poemas lhe dêem tempo para isso. Poeta, poetize uma vez as meias do pai!
O gato espirrou; Ele tinha um resfriado, apesar de seu bom casaco de pele.
"Eu abri a porta da despensa", disse a duende. Há creme cozido, grosso como mingau. Se você não a ama, eu como ela como eu.
-Bem, seja o que for, vou levar a culpa e as varetas - disse o gato melhor ser saboreado por mim.
"Primeiro o creme doce, depois os palitos amargos", disse a duende. Mas agora vou ao quarto do seminarista, penduro as cintas no espelho e coloco as meias no jock; ele acreditará que o soco era forte demais e que subiu à cabeça. Hoje à noite eu sentei na pilha de lenha, ao lado do canil; Eu gosto de irritar o cachorro.
Deixei minhas pernas pendurarem e vir balançando, e o mastim não pôde alcançá-las, embora ele saltasse com toda a força.
Isso o enlouqueceu e veio latir e latir mais, e eu venho balançando; um barulho infernal estava armado. Acordamos o seminarista, que se levantou três vezes, olhando pela janela para ver o que estava acontecendo, mas não viu nada, apesar de estar usando óculos; Ele sempre dorme com óculos.
-Di miau! Se a mulher vier interromper o gato ... ouço mal hoje, estou doente.
"Você se deu demais", respondeu a duende. Vá para o prato e tire a barriga das tristezas. Mas tenha cuidado para secar seus bigodes, você não será creme preso neles. Vá, vá, eu vou assistir.
E a duende ficou na porta, que estava entreaberta; Além da mulher e do seminarista, não havia ninguém na sala. Eles conversaram sobre o que, de acordo com o aluno com tanta elegância, em toda economia doméstica deveria estar acima de panelas e caçarolas: dons espirituais.
"Sr. Kisserup", disse a mulher, "desde que a oportunidade se apresenta, vou ensinar-lhe algo que não mostrei a nenhuma alma viva, muito menos ao meu marido: meus ensaios poéticos, meus pequenos versos, embora haja alguns bastante longos". Eu os chamei de "Confidências de um proprietário honesto". Eu dou tanto valor às palavras tradicionais da nossa língua!
"Temos que dar a ele", respondeu o seminarista. É necessário banir todas as palavras estrangeiras da nossa língua.
"Eu sempre faço", disse a mulher. Eu nunca digo "merengue" ou "macarrão", mas "espuma de donut" e "sopa de macarrão em fitas". E assim dizendo, ele pegou um caderno de capa verde brilhante com duas manchas de tinta da gaveta.
"É um livro muito sério e melancólico", disse ele. Eu tenho uma certa inclinação para o triste. Aqui você vai encontrar «O suspiro da noite», «Meu pôr do sol» e «Quando me casei com Clemente», isto é, meu marido. Tudo isso você pode pular, embora seja profundamente sentido e pensado. A melhor composição é intitulada "Os deveres da dona de casa"; tudo isso impregnado de tristeza, pois me abandono às minhas inclinações. Uma única poesia tem um caráter jocoso; Há alguns pensamentos alegres nela, daqueles que ocasionalmente ocorrem em um; pensamentos sobre - não riem - a condição de uma poetisa. Nós só a conhecemos, minha gaveta, e agora você, Sr. Kisserup. Eu amo poesia, ele se apodera de mim, me atormenta, me domina, me governa. Eu disse isso sob o título "The Pixie". Certamente você conhece a velha superstição camponesa do duende, O que ele faz nas casas? Bem, imaginei que a casa era eu e que a Poesia, as impressões que sinto, eram o duende, o espírito que a governa. Nesta composição, eu cantei o poder e a grandeza desse personagem, mas você deve me prometer solenemente que não o revelarei a meu marido ou a qualquer outra pessoa. Leia em voz alta para que eu possa ouvir, supondo que eu possa decifrar minha escrita.
E o seminarista leu e a mulher ouviu, e também ouviu o duende. Ele estava à espreita, como bem sabe, e acabara de entrar na sala quando o seminarista leu o título em voz alta.
Isso vale para mim! ele disse. O que ele deveria ter escrito sobre mim? Eu vou irritá-la. Vou remover os ovos e os filhotes e correr a vitela até que ela fique nos ossos. Você vai lembrar de mim, dona de casa!
E ele afiou a orelha, prestando atenção total; mas quanto mais ele ouvia sobre as excelências e o poder do duende, de seu domínio sobre as mulheres - e tenha em mente que quando ele dizia pixie ela entendia Poesia, enquanto ele aderia ao significado literal do título -, mais o minúsculo sorria personagem. Seus olhos brilharam de alegria, nos cantos de sua boca um sorriso foi desenhado, ele subiu em seus calcanhares e pés, tanto que ele cresceu um centímetro. Fiquei encantada com o que foi dito sobre o duende.
Verdadeiramente, esta senhora tem inteligência e cultura. Quão ruim ele a julgou! Ele me imortalizou em suas "Confidências"; Ele vai para a prensa e eu vou correr na boca das pessoas. A partir de hoje não deixarei o gato bater o creme; Eu reservo para mim mesmo. Um bebe menos de dois, e esta é sempre uma poupança, uma poupança que vou apresentar, além de respeitar a senhora.
"É exatamente como os homens desse elfo", observou o velho gato. Uma palavra da dama, apenas uma, é suficiente para mudar de ideia. Quão tortuosa é a nossa dama!
E não é que a dama fosse desonesta, mas que o elfo era como seres humanos.
Se você não entende essa história, me diga. Mas cuidado de perguntar ao duende e à dama.

Hans Christian Andersen

Comentários

Mais acessados

A Psicanálise do conto A gata Borralheira.

A palhinha, a brasa e o feijão

O osso cantador