Os trapos velhos


Em frente à fábrica havia muitos trapos, vindos dos mais diversos lugares. Cada trapo tinha sua história e cada um falava sua própria língua, mas não seria possível ouvir todos eles. Alguns trapos vieram do interior, outros de terras estrangeiras. Um farrapo dinamarquês estava ao lado de outro norueguês, e se alguém era dinamarquês legítimo, seu companheiro não era menos norueguês legítimo, e isso era apenas a diversão de ambos, como todo cidadão norueguês ou dinamarquês sensato ou razoável diria.
Eles se reconheceram pelo idioma, embora, de acordo com o norueguês, seus respectivos idiomas fossem tão diferentes quanto o francês e o hebraico.
- Aqui em minha terra, vivemos em alturas rochosas e acidentadas, assim como a nossa língua, enquanto o dinamarquês prefere seu doce palavreado infantil.
Assim disseram os farrapos; E farrapos estão esfarrapados em todos os países, e eles só têm uma certa autoridade reunida em uma bala.
"Sou norueguês", disse ele, "e quando digo que sou norueguês, acho que já disse o suficiente". Minhas fibras são tão resistentes quanto as rochas antigas da Noruega antiga, um país de constituição livre, como os Estados Unidos da América. Sinto uma picada em cada fibra quando penso em quem sou e gostaria que essas minhas palavras ressoassem como bronze em palavras de granito.
"Mas temos uma literatura", respondeu o trapo dinamarquês. Você entende o que isso significa?
-Claro que eu entendo! respondeu o norueguês. Pobre habitante da planície! Gostaria de levá-lo ao topo das pedras e iluminar as luzes do norte, um pedaço de pano! Quando o gelo derrete sob o sol norueguês, barcos dinamarqueses carregados com manteiga e queijo, produtos realmente suculentos, chegam ao nosso país. E como lastro, eles carregam literatura dinamarquesa. Não nos faz condenar a culpa! De bom grado, desiste da cerveja sem gosto, onde a fonte pura flui, e em nosso país há uma primavera virgem, não proclamada em toda a Europa por jornais, compadrerías e viagens ao exterior. Falo sem alarde, sem pelos na língua, e o dinamarquês terá que se acostumar com esse tom franco e claro, e fará isso, graças às suas raízes escandinavas, por sua conexão com nossa altiva terra rochosa, a raiz do mundo.
"Nunca um farrapo dinamarquês poderia falar assim", disse o outro. Não está em nossa natureza. Eu me conheço, e como sou todos os nossos farrapos dinamarqueses: bem-humorado, modesto, com muito pouca fé em nós mesmos e, portanto, nada é ganho, certamente. Mas não me importa; Pelo menos eu acho isso legal. Quanto ao resto, posso garantir que conheço perfeitamente meu próprio valor, mesmo que não fale sobre isso. Você não pode me censurar por esse defeito. Sou mole e dúctil, sofro tudo, não invejo ninguém, falo bem de todos, com a dificuldade de fazê-lo. Mas vamos deixar isso. Eu tomo as coisas de bom humor; Esta qualidade se eu tiver.
- Não fale comigo neste tom suave da terra plana; Isso me deixa doente ”, disse o norueguês e, aproveitando uma rajada de vento, soltou o embrulho para se mudar para outro.
Os dois foram transformados em papel, e foi aleatório que o farrapo norueguês se tornou uma folha em que um jovem de seu país escreveu uma carta de amor para uma garota dinamarquesa, enquanto o pano dinamarquês se tornou o manuscrito de uma ode. Dinamarquês em louvor à força e grandeza norueguesas.
Algo bom também pode sair dos farrapos, uma vez que eles deixaram o fardo de velhos trapos e se tornaram verdade e beleza; Eles brilham em boa harmonia e contêm bênçãos.
Esta é a história, muito alegre e não ofensiva a ninguém, exceto pelos esfarrapados.

Hans Christians Andersen

Comentários

Mais acessados

A Psicanálise do conto A gata Borralheira.

A palhinha, a brasa e o feijão

O osso cantador