Os Verdezuelos

Havia uma roseira na janela. Até recentemente, era verde e exuberante, mas agora parecia doentio; algo deve acontecer com ele.
O que aconteceu com ele foi que soldados chegaram e ele teve que abrigá-los. Os recém-chegados o comeram vivo, apesar de ser uma tropa muito respeitável, de uniforme verde.
Conversei com um dos inquilinos, que, embora tivesse apenas três dias de idade, já era um bisavô. Você sabe o que ele me disse? Bem, ele me contou muitas coisas sobre ele e toda a tropa.
-Nós somos o regimento mais notável entre todas as criaturas da Terra. Quando faz calor, damos à luz filhos vivos, porque então o tempo se presta a ele; Nós nos casamos imediatamente e comemoramos o casamento. Quando está frio, botamos ovos; Então os pequeninos são gostosos. O mais sábio de todos os animais, a formiga, que respeitamos muito, nos estuda e nos aprecia. Nós não somos comidos, mas toma nossos ovos, coloca-os entre os deles e no piso inferior de sua casa, coloca-os em ordem numérica em fileiras e camadas, para que cada dia se possa deixar o ovo. Depois, eles nos levam ao estábulo e, segurando as patas traseiras, ordenham-nos até morrermos: é uma sensação muito agradável. Eles nos dão o nome mais bonito que se pode imaginar: "vaca leiteira doce". Este é o nome que nos é dado por animais inteligentes como formigas; Somente os homens não, o que é uma ofensa capaz de nos fazer perder a equanimidade. Você não poderia escrever nada para corrigir essa situação embaraçosa e consertar as coisas?
Eles nos olham estupidamente e, além disso, com olhos raivosos, total porque comemos algumas pétalas de rosa, quando devoram todos os seres vivos, tudo o que brilha e floresce. Eles nos dão o nome mais depreciativo e odioso que você pode imaginar; Não ouso dizer, puh! Fico tonto só de pensar nisso. Não posso repetir, pelo menos quando estou de uniforme; e como eu nunca tiro isso ...
Eu nasci na folha da rosa. Eu e todo o regimento vivemos nele, mas graças a nós muitos outros seres superiores permanecem na escala da Criação. Os homens não nos toleram; Eles vêm nos matar com água e sabão, que é uma bebida horrível. Parece-me que estou sentindo o cheiro. É abominável ser lavado quando se nasceu para não ser.
Cara! Você, que me olha com olhos emburrados de água e sabão, pensa em nossa missão na Natureza, em nossa sábia função de pôr ovos e dar filhos vivos. Esse mandato também nos chega: "Cresça e multiplique". Nascemos em rosas e em rosas morremos; Toda a nossa vida é poesia. Não nos ofenda com o nome mais repugnante e abjeto que você encontrou, com o nome de - mas não, não vou dizer, não vou repetir! Nos chame de "laticínios vaquita das formigas", regimento de roseiras ou estufas.
E eu, o homem, fiquei ali contemplando a roseira e as árvores esverdeadas, cujo nome real não quero pronunciar para não ofender um morador da rosa, uma família numerosa com ovos e filhos vivos. A água com sabão com a qual eu estava prestes a lavá-las - porque vim com ela e com más intenções - vou batê-la até espumar, soprar bolhas de sabão e contemplar sua beleza; Talvez encontre uma história em cada uma.
A bolha ficou muito volumosa e brilhava com todas as cores, enquanto no centro uma pérola de prata parecia flutuar. Ele girou, parou, voou para a porta e bateu nela; mas a porta se abriu e a fada das histórias apareceu pessoalmente.
-Que bom! Agora ela vai te contar, porque ela vai se sair melhor do que eu, a história do ... -Eu não digo o nome!
"Aquele com pulgões", a fada das histórias me corrigiu. Todas as coisas devem ser chamadas pelo nome verdadeiro e, se às vezes não servirem, pelo menos nas histórias que devem ser feitas.

Hans Christian Andersen

Comentários

Mais acessados

A Psicanálise do conto A gata Borralheira.

A palhinha, a brasa e o feijão

O osso cantador