Uma história

Resultado de imagem para Uma história [História infantil - Texto completo.] Hans Christian Andersen
 http://fundacaotelefonica.org.br/noticias/10-livros-infantis-que-abordam-a-questao-da-diversidade/
No jardim, todas as macieiras floresceram; eles correram para jogar flores antes de terem folhas verdes; todos os patinhos estavam na época, e o gato com eles, lambendo o brilho do sol, lambendo-o de sua própria pata. E se alguém olhasse para os campos, ele viu o trigo brilhar com um lindo verde, e era todo o trinado e o gorjeio de mil passarinhos, como se uma grande festa fosse celebrada; e realmente era, porque o domingo havia chegado. Tocaram os sinos e as pessoas, vestidas com suas melhores roupas, foram para a igreja, tão redondas e satisfeitas. Sim, a alegria se refletia em tudo; foi um dia tão quente e magnífico que se poderia dizer:
- Verdadeiramente, Deus Nosso Senhor é de infinita bondade para com suas criaturas.
Dentro da igreja, o pastor, do púlpito, falou, porém, com uma voz muito alta e raivosa; lamentou que todos os homens fossem incrédulos e os ameaçou com punição divina, pois quando os ímpios morrem, eles vão para o inferno, para queimar para sempre; e ele também disse que seu verme não morreria, nem que seu fogo se apagaria, e que eles nunca encontrariam paz e descanso. Ele ficou aterrorizado ao ouvir isso, e também se expressou com tanta convicção ...! Ele descreveu o inferno para os paroquianos como uma caverna fedorenta, onde toda a sujeira do mundo se junta; não há mais ar do que o da chama ardente de enxofre, nem o solo: tudo afundaria continuamente, em eterno silêncio. Foi horrível ouvir tudo isso, mas o pastor disse isso com toda a sua alma, e todos os presentes se sentiram sobrecarregados de horror. Entretanto, lá fora, os passarinhos cantaram tão alegres, e o sol enviou seu calor, e cada pequena flor parecia dizer: "Deus é infinitamente bom para todos nós". Sim, as coisas eram muito diferentes de como o pároco as pintou.
Ao anoitecer, na hora de dormir, o pastor observou que sua esposa permanecia calada e pensativa.
-O que aconteceu? -te pergunto.
"Acontece comigo ..." ela respondeu, "porque acontece comigo que não consigo especificar meus pensamentos, que não entendo bem o que você disse, que existem tantas pessoas ímpias e que elas devem ser condenadas ao fogo eterno". Eterno ...! Oh, quanto tempo é isso! Sou apenas um pobre pecador e, no entanto, não teria coragem de condenar até o mais perverso dos pecadores ao fogo eterno. Como poderia Deus Nosso Senhor, que é infinitamente bom e sabe que o mal vem de fora e de dentro! Não, eu não acredito, não importa o quanto você diga.
Chegara o outono e as folhas caíam das árvores; o grave e severo pároco estava sentado à cabeça de uma mulher moribunda: uma alma crente e piedosa fechava seus olhos; Era a própria esposa dele.
"... Se alguém merece descanso na sepultura e graça diante de Deus, esse é você", disse o pastor. Ele cruzou as mãos sobre o peito e fez uma oração pelo falecido.
A mulher foi levada para o túmulo. Duas grossas lágrimas rolaram pelas bochechas daquele homem sério. O silêncio e a solidão reinavam na casa paroquial: o sol da casa havia se apagado; Ela se foi.
Era noite; um vento frio açoitou a cabeça do clérigo. Ele abriu os olhos e parecia que a lua brilhava na sala, e ainda assim não era assim. Mas ao lado de sua cama havia uma figura humana: o espírito de sua falecida esposa, que o olhava com uma expressão aflita, como se quisesse lhe dizer algo.
O pároco sentou-se na cama e estendeu os braços para ela:
- Você não gosta de descanso eterno? É possível que você sofra, você, o melhor e o mais piedoso?
A mulher morta abaixou a cabeça em sinal afirmativo e colocou a mão no peito.
-Posso descansar na sepultura?
Sim, ele alcançou seus ouvidos.
-De que maneira?
Dá-me um cabelo, um fio da cabeça de um pecador cujo fogo nunca se apaga, de um pecador a quem Deus deve condenar às eternas tristezas do inferno.
-Ah, será fácil te salvar, mulher pura e piedosa! ele exclamou.
-Siga-me, então! respondeu a mulher morta. Isso nos foi concedido. Você voará para o meu lado onde quiser levar seus pensamentos; Invisível aos homens, penetraremos em seus cantos mais secretos, mas você deve apontar-me com uma mão segura para os condenados às dores eternas, e deve ter encontrado antes que o galo cante.
Em um instante, como se levados pelo pensamento, eles estavam na grande cidade, e nas paredes das casas viram os nomes dos pecados mortais escritos em letras de fogo: orgulho, ganância, embriaguez, luxúria, enfim, a íris de Sete cores de falhas capitais.
"Sim, lá dentro, como eu já pensava e sabia", disse o pároco, aqueles destinados ao fogo eterno. E eles se viram em frente a um portal magnificamente iluminado, com amplas escadas adornadas com tapetes e flores; e dos corredores movimentados vinham sons de dance music. O goleiro usava libré de seda e veludo e uma bengala embutida em prata.
-Nossa dança compete com as do Palácio Real! ele disse, dirigindo-se à multidão estacionada na rua. Um único pensamento refletiu-se em seu rosto e em todo o seu rumo: "Pobre multidão olhando de fora, para mim todos são desprezíveis patifes!"
Orgulho! disse a mulher morta. Você vê isso
-Esse? respondeu o pastor. Mas isso não passa de um louco, um tolo; Como ele deve ser condenado a penas eternas?
-Não mais do que louco! - ressoou por toda a casa do orgulho. Todo mundo nela estava.
Eles voaram dentro das quatro paredes nuas dos gananciosos. Esquálido como um esqueleto, tremendo de frio, com fome e sede, o velho agarrou-se ao dinheiro com toda a sua alma. Eles o viram pular de sua cama miserável, como presa da febre, e remover uma pedra solta da parede. Havia moedas de ouro enfiadas em uma meia velha. Eles o viram sentir sua jaqueta esfarrapada, onde havia costurado mais moedas, e seus dedos úmidos tremiam.
-Está doente! É pura delícia, uma triste demência envolta em angústia e pesadelos.
Eles se afastaram rapidamente e logo se viram no quarto da prisão, onde, em uma longa fila de espreguiçadeiras, os internos dormiam. Um deles acordou e, como um animal selvagem, deu um grito horrível, atingindo o cotovelo ósseo do lado do companheiro, que, virando-se, exclamou meio adormecido:
- Cale a boca, tão nojento e durma! Você faz o mesmo todas as noites!
-Todas as noites! -o outro repetiu- ... Sim, toda noite ele aparece e grita e me atormenta! Em um momento de raiva, fiz isso e aquilo; Eu nasci com maus instintos, e eles me levaram aqui uma segunda vez; mas errei e sofro o meu merecido. Uma coisa que não confessei. Quando saí daqui da última vez, quando passei pela propriedade do meu antigo mestre, o ódio se acendeu em mim. Esfreguei um fósforo contra a parede, o fogo acendeu no telhado de palha e as chamas devoraram tudo. A explosão aconteceu comigo, como geralmente acontece comigo, e ajudei a salvar o gado e o equipamento. Nenhum ser vivo morreu queimado, exceto um bando de pombos que caíram no fogo e o cachorro mastim, no qual ele não tinha pensado. Ele podia ser ouvido uivando nas chamas ... e seus uivos continuam a machucar meus ouvidos quando eu durmo; e quando eu durmo, o cachorro chega, enorme e hirsuto, e me joga uivando e me oprimindo, me atormentando ... Escute o que eu lhe digo! Você pode roncar, roncar a noite toda, enquanto eu não consigo dormir um quarto de hora.
E em uma explosão de raiva, ele deu um soco no rosto.
-Que Mads ficou louco de novo! eles gritaram ao redor; os outros prisioneiros se jogaram contra ele e, depois de uma luta dura, dobraram o corpo dele até que ele colocou a cabeça entre as pernas e o amarrou com tanta força que o sangue quase fluía dos olhos e poros.
-Eles vão matá-lo, infeliz! o pároco gritou e, estendendo a mão protetora para quem sofria tanto, mudou abruptamente a cena.
Eles voaram por corredores ricos e salas modestas; luxúria, inveja e todos os outros pecados capitais desfilaram diante deles; um anjo da corte divina leu seus defeitos e sua defesa; é verdade que isso contava pouco diante de Deus, pois Deus lê nos corações, conhece tudo, o mal que vem de dentro e de fora; Ele, que é a mesma graça e o próprio amor. A mão do pastor tremia, ele não se atreveu a estender a mão para arrancar um cabelo da cabeça de um pecador. E lágrimas escorreram de seus olhos como a água da graça e do amor, extinguindo o fogo eterno do inferno.
Nisto ele cantou o galo.
-Deus misericordioso! Conceda-lhe paz na sepultura, a paz que eu não poderia lhe dar!
- Aprecie-a agora! chorou a mulher morta. O que me fez chegar a você foram suas palavras duras, sua fé sombria em Deus e em suas criaturas. Aprenda a conhecer homens! Mesmo nos maus momentos, uma parte de Deus, uma parte que extinguirá e vencerá as chamas do inferno.
O padre sentiu um beijo nos lábios; havia luz ao seu redor: o sol radiante de Nosso Senhor entrou na sala, onde sua esposa, doce e amorosa, acabara de acordá-lo de um sonho que Deus lhe havia enviado.

Hans Christian Andersen

Comentários

Mais acessados

A Psicanálise do conto A gata Borralheira.

A palhinha, a brasa e o feijão

O osso cantador